Como o consumismo afeta sua felicidade

Pesquisando pela internet, encontrei esse incrível vídeo, de uma palestra da Anna Leybina, psicologia de Singapura, que disse coisas muito importantes sobre consumismo. O engraçado é que eu penso muito parecido com o que ela diz, me identifiquei muito. Poderia até traduzir o vídeo, mas como é longo vou ressaltar partes importantes, se você quiser conferir na íntegra, está logo abaixo.

.Como o consumismo afeta sua felicidade}
Ela começa contando que um amigo (Sam) lhe disse que queria desistir de tudo, pois já tinha alcançado tudo na vida, e não esperava a hora de morrer.

"O que eu descobri, em minhas pesquisas, é que ás vezes, nos maiores sistemas econômicos há uma violação significativa dos princípios de um mecanismo, que faz com que as pessoas cometam típicos erros consumistas, o que os fazem não tão felizes.
 Um desses erros, é usar a opção "comprar agora - pagar depois" em várias vezes. O que descobri é que,  em algumas pesquisas sobre macacos e humanos o seguinte: Quando estamos esperando por algo, há uma grande demanda e endorfina (hormônio da felicidade), que é gerado dentro do nosso cérebro, quando queremos muito algo. Quando comparamos essa endorfina gerada pela ânsia de esperar por algo com a endorfina de adquirir um bem de consumo, o consumo por si não trás mais felicidade do que espera. O que isso quer dizer?

Ele usava o cartão de crédito com muita frequência, adquirindo tudo que ele queria. Quando ele pegou o cartão de crédito, ele ficou muito feliz, mas por pouco tempo. Depois disso, a "felicidade" se foi, mas as contas ainda estavam lá.

Então este é meu primeiro conselho: Se não for em questão de vida ou morte, nunca use a opção compre agora - pague depois. Sei que milhares de pessoas estão me odiando agora.

Um outro erro que Sam cometeu, foi a aquisição de bens valiosos como rotina. É bem similar com o termo médico de tolerância. Que significa que ás vezes precisamos reforçar os remédios que tomamos por um mês, por exemplo, analgésicos, para continuar tendo os mesmos resultados. E com o Sam, eu pude observar isso. Quando ele comprou seu primeiro terno de marca,ele ficou extremamente feliz por um mês. Nada acabava com o seu bom humor porque ele tinha um terno de marca.
Quando ele comprou seu segundo terno de marca, ele ficou feliz também, mas milhares de ternos não eram grande coisa.
Você pode me dizer: - Ternos de marca? Hun, não são grandes coisas!
Mas aí eu te conto que a mesma coisa aconteceu quando ele comprou o carro.


Então seu primeiro carro não era nada espetacular, e por isso, minha sugestão pra ele foi, na verdade essas quatro sugestões. Primeira: se você realmente quer comprar algo, você precisa ter o dinheiro pra pagar, já que você tem energia para gastar, gaste com outra pessoa.
Pesquisas mostram que isso trás mais felicidade, e as pessoas ficam mais felizes quando eles gastam com outras pessoas.
O resto você pode conferir aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=_-dM9s8KHWo





















Comentários