FIES, Vale a pena?

Este ano eu decidi entrar na faculdade, porém não havia feito o ENEM no ano passado, o que me impossibilitou de requerer alguma bolsa ou auxílio de custo para uma faculdade particular. Decidi então entrar pelo FIES. 
O que é o FIES? O FIES é simplesmente um financiamento estudantil que o governo oferece, feito na Caixa Econômica Federal. Basicamente, você se matricula na universidade particular de sua preferência e depois de matriculado, pede o fies pelo próprio site. Dependendo da sua condição financeira, você pode conseguir um financiamento de até 100%. Você pagará em média 3% de juros anuais e pagará seu curso aproximadamente 18 meses depois de conclui-lo, e em parcelas menores, porém, mais longas. Durante o processo de inscrição preste atenção nas datas de renovação de contrato e etc.


Minha ideia era pedir o FIES e tentar o PROUNI no ano que vem, ou o SISU para conseguir uma bolsa, porém pensei bem e vi que não é uma boa alternativa PARA MIM.
Mas por que Wellington? Olha, pra falar a verdade, a coisa nem sempre é tão simples como parece. Quando sabemos que podemos entrar na universidade e ser um orgulho para a família, não pensamos nas dores de cabeça futuras. Algumas pessoas reclamaram como é complicado desfazer do FIES depois de algum tempo. Outras falam que os juros se tornam abusivos e você dificilmente consegue se comunicar com a Caixa Econômica. E eu odeio contratempos. Outra coisa que me fez recuar, é depois de me formar, e se me formar, é claro. Porque depois que a pessoa se formar, ela terá sim, uma divida vamos dizer... Eterna? Sim, eterna. Que no final das contas sairá muito caro. 


Entre tudo isso e um pouco mais o que eu decidi fazer?
Basicamente entrar em um pré-vestibular e meter a cara para conseguir uma bolsa para o próximo ano. É mais prático. Não terei contratempos e nem aquele compromisso com um banco, que nem sempre funciona.
Outra alternativa que vi é pedir descontos. A faculdade que escolhi foi a ESTÁCIO e tem alguns planos de desconto que você pode pedir online, tais como: Bolsa Mais, Mais Estudo e Educa mais Brasil (informe-se na universidade sobre essas bolsas). Você pode pedir até 70% de desconto. Você também deve estar ligado na universidade que escolheu, pois, por exemplo, decobri que posso  fazer uma redação para concorrer a um bolsa integral para o curso que escolhi. Você também pode fazer menos matérias para pagar uma mensalidade menor, ou simplesmente entrar lá aos prantos falando que não tem condições, mas quer estudar de qualquer jeito, rsrsrs, que eles provavelmente vão te oferecer algum meio de suporte. Acredite, há muitas facilidades, mas você tem que correr atrás,

 ENFIM...
Para concluir, creio que vale a pena tentar o FIES quem já está concluindo o curso e não tem como pagar, ou quem vai tentar uma bolsa pelo ENEM para o próximo ano, assim poder cancelar o FIES. Ou valeu a pena para quem pediu o programa no passado, naquelas épocas que realmente era difícil entrar no ensino superior. Acho que vale a pena mesmo é estudar um pouco mais esse ano e conseguir uma bolsa integrau, e não ficar se preocupando com mensalidades ou pendencias bancárias. Nunca sabemos se daremos conta de tudo durante todo o curso, ou se mudaremos de idéia... Enfim, qualquer dúvida, só perguntar. Espero que faça uma boa escolha!

Comentários