1/2 Quando você se depara com um péssimo entrevistador.

Eu posso ser jovem, mas já fiz muitas entrevistas. Vamos dizer que, de algumas, eu não gosto, algumas não me chamam, algumas me chamam e eu não pego, outras eu pego e por aí vai... Mas eu mando muitos currículos pra tudo quanto é lugar, ás vezes pego o telefone e ligo para vários hotéis da cidade perguntando se precisam de alguém pra recepção, distribuo em lojas e etc. Depois até me arrependo, por que já fiz cada entrevista que.... Só Deus.

Como sempre fiz muitas entrevistas, aprendi como me portar, me apresentar, roupa e etc. Nada muito complicado. Mas aprendi muito sobre erros gravíssimos de RH. Muito se vê na Internet, textos e inúmeros vídeos de como se portar numa entrevista. Ok! Mas e quando você se depara com um péssimo entrevistador? Vou fazer um top das maiores mancadas que um profissional despreparado dessa área comete.



1 - Início (Anúncio)
Seja no jornal ou na Internet, creio eu que as informações da vaga devem ser claras e para isso não precisa de um texto complicado e sim descritivo-explicativo. Ex: Empresa "tal" contrata para vaga para auxiliar administrativo com experiência comprovada, horário comercial de seg á sex. Mandar currículo para: xxxxx@123.com ou entrar em contato com o número XXXX-XXXX.
Acho que se for um anúncio de jornal é o básico. Se tiver restrição de idade/sexo coloque. Mas o principal é a comunicação que foi o e-mail/telefone. Mas isso é o básico. O nome da empresa é fundamental. SÓ QUE NÃO COLOCAM. Assim a pessoa pode pesquisar sobre a empresa antes de mandar seu currículo.

2 - Contato
Se a pessoa mandar um e-mail com seu currículo, pra mim, a empresa teria obrigação de responder que recebeu o currículo dela. Isso é simples, basta ter um e-mail apenas para recebimento de currículos e por uma mensagem de retorno automática. Isso mostra seriedade.
Mas o que acontece é o seguinte, seu currículo desaparece. Você pensa que tem até algo de errado com seu currículo. Enfim...

Se for por telefone, o que acho mais prático é o seguinte: com menos de 3 minutos de conversa da pra saber um pouco sobre as qualificações da pessoa, a disponibilidade de horário e informar o salário. Afinal pra que esconder tanto o salário, não é principalmente para isso que procuramos o emprego? Fala logo e veja se a pessoa quer ou não a vaga, antes de tirar ela de casa. Economiza tempo de ambos os lados. Ás vezes você precisa de um emprego que te libere antes das 19:00hrs e eles não informam isso de início, mas só na hora da entrevista. Precisa disso?


3 - Feedback
Algumas empresas demoram semanas para te responder. E isso é um erro colossal. Geralmente quem procura emprego, tem um pouco de pressa. Afinal não nos alimentamos de brisa. A pessoa já vai com a  vontade de trabalhar no dia seguinte se possível. Parece que alguns RHs pedem currículos para deixar no banco de dados por semanas. Aí quando chamam a pessoa a pessoa já está empregada.
A empresa poderia responder de imediato no caso do currículo não suprir as necessidades da vaga.



4 - A ENTREVISTA
A parte mais complexa da coisa. Um erro muito comum é eles chamarem um mulão de gente pra uma vaga apenas. Oras, se algumas pessoas mandaram seus currículos, e o currículo mostra que é um bom candidato pra que chamar vários? E depois não contratar porque não tem mais experiência do que o outro? NÃO FAZ SENTIDO. 
O certo é escolher um número inteligente de candidatos de acordo com o currículo, e marcar cada um pra uma hora diferente para uma conversa.

Já fiz algumas entrevistas onde colocam umas 25 pessoas dentro de uma sala, faz com que as pessoas preencham várias folhas, pedem pra elas falarem e tal... E só depois falam sobre a vaga. Uma empresa que fui, uma multinacional de prestigio fez o certo: Pra entrar lá tem que ter um nível avançado de inglês. Então chamaram vários e explicaram sobre a empresa e sobre a vaga. Depois perguntou se a vaga se adequava para alguns e se alguém queria desistir. Até porque talvez o salário fosse pouco, ou o horário não batia com a rotina da pessoa. Alguns saíram e outros ficaram. Aí sim aplicaram o teste de línguas, quem passou no testo foi chamado depois individualmente para uma entrevista.

Noutra entrevista que eu fui e colocaram umas 30 cabeças dentro da sala de entrevista, ninguém sabia exatamente pra que a vaga era, pois o anúncio do jornal não tinha sido claro. A mulher falava em código pelo telefone quando me chamou. Ok. Aí deram uma ficha pra preencher. (Já não deveria ter nossos currículos em mãos?), Ok. Aí depois disso pediu que cada um falasse sobre si para os outros. E a primeira a falar sobre si foi uma senhora gorda. Começou falando como ela era, com quem vivia, o que buscava e tal. Ai a entrevistadora ficou perguntando, qualidades, defeitos, objetivos (fazia a mesma pergunta duas vezes), o que aprendeu no último emprego, para explicar porque tinha tal defeito e um monte de coisas nonsense, na frente de todos, inclusive assuntos de cunho pessoal. 

Coisas até muito pessoais. Bem, quando ela perguntou quem ia falar depois dela, eu me levantei e perguntei: - Com licença, fulana, eu não sabia sobre a vaga, qual o horário? Aí ela respondeu alguma coisa que ia até ás oito horas da noite. Então eu agradeci, disse que não dava pra mim e saí. E realmente não dava. Mas por um outro lado eu não queria continuar com aquela entrevista, a vaga não parecia ser o que buscava. A dona gorda ficou falando uns 15 minutos, imagina isso vezes 30? Haja saco! Haja inteligência do entrevistador. E respeito pelo profissional. Tirando que fiquei uns 45 minutos esperando para começar a entrevista no Hall.

4.2 - E os testes psicológicos?
Eu sei que uma psicólouca deve saber o que faz. Mas pesquisando na Internet vi que esses testes dos tracinhos, dos desenhos e blablá são testes antiquíssimos de 1900 e alguma coisa. O Brasil copiou isso do exterior e as empresas ainda vivem neste passado achando que isso funciona completamente. E esses psicólogos que compram o diploma, acham isso também. Afinal, se eu, que pouco sei sobre a profissão deles, sei que é uma metodologia antiga e eles não.... Qual é né? Tanto que uma vez, fiz uma entrevista num hospital em que os testes que passaram, tinha a data do século passado! JURO! E isso foi em 2010.
E aqueles velhas aplicando um teste tosco que levou 7 horas pra fazer. Isso mesmo. Dividiram o dia em dois, tive que ir de manhã e de tarde, e dessa vez foram uns 45 jovens (tudo para ser aprendiz) para apenas uma vaga. Para pagar apenas R$ 450,00.

Depois que, vamos combinar né leitor... Qualquer um que faz uma entrevista mente sobre algo. Sim! Claro que mente. Todo mundo mente o tempo inteiro. Imagina então numa entrevista. Eu digo, a maioria são mentiras "brancas", do tipo falar qualidades e capacidades que você sabe que não tem. Enfim... Quem pega um teste psicozoológico geralmente não faz no seu modo "natural". A pessoa acaba tentando desvendar aquilo ali, e tenta fazer mais certinho aqui, mais rápido ou com mais lógica. E a psiu-cólaga como um pai-de-santo "descobre" tudo sobre a pessoa com aqueles testes. E muitas nem explicam o motivo do teste, nem para o quê, o tal serve. Como se os entrevistados fossem criancinhas no primário, obedecendo tudo que a tia manda. Ok, posso estar exagerando... Mas vamos continuar.

4.3 Perguntas e respostas
Creio que a melhor forma de conhecer alguém de verdade é dando uma certa liberdade para a pessoa. Se eu fosse contratar uma pessoa para atuar nessa área da minha empresa, optaria por alguém naturalmente simpática. Penso que o mais confortável que o candidato se sentir menos ele irá fingir ser alguém, menos irá atuar. Assim ele falará mais abertamente sobre os defeitos de maneira sutil. Aí sim o entrevistador iria descobrir fácil o que quiser. Agora, vem uma mulher, além de feia, com uma cara de morte te entrevistar... A pessoa nunca vai sequer expor sua verdadeira pessoa, vai sempre incorporar um personagem perfeito de profissional. Acho que uma entrevista é uma conversa, e fugir um pouco do assunto é uma ótima técnica  para ver melhor aquela pessoa, principalmente se o entrevistador entender um pouco de linguagem corporal.

E tem sempre umas perguntas toscas, tipo: 

Se escolhesse ser um animal qual seria? 
R: Um elefante pra sentar em cima de você! Ninguém fala que seria uma cobra, uma cadela, uma vaca, uma égua, uma ratazana, uma mula, um porco, um jumento, um alce, um veado... Todos falam: Uma águia, um leão, um tigre, uma coruja, um falcão, um gavião... Ah e claro, passamos a maior parte do tempo pensando em que animais gostaríamos de ser né? Já basta ter que aguentar um como você, quinãotoakipraisso!
Porque você gostaria de trabalhar aqui?
R: Porque você acha? Pra ver você que não é, né bonita?
Por que você acha que devo te contratar? (Essa é a mais tosca de todas, ainda tem gente que faz isso)
R: Porque eu sou foda! 
Qual sua pretensão salarial?
R: Ah, 20 mil reais acho que ta bom né lindeza? Mas serve a merreca que vocês tem pra dar...
Qual seu maior defeito?
R: Meu maior defeito é falar sobre meus defeitos. Até porque eu não tenho defeitos, não percebeu?
É claro que ninguém vai responder isso. Quem é que se sente confortável ao falar de seus próprios defeitos? Muitos nem para si mesmos assumem seus defeitos. Então é claro que vou falar que meu defeito é ser muito organizado, perfeccionista, amar o trabalho e minha maior qualidade é ser paciente e ter mania de limpeza. Você só conhece uma pessoa convivendo com ela.
Porque saiu do seu último emprego?
Aposto que poucos falam a verdade nessa! Se falar você vai acabar queimando o seu filme.
Por quê você acha que é melhor para essa vaga do que os outros?
R: Bom, melhor que você eu sei que sou, então...
Ninguém é melhor que ninguém! Já quer começar com a competitividade pela porta de entrada?

Segunda parte: AQUI

Comentários